Cineastas e diretores fazem circuito de palestras sobre cinema e fotografia em Goiânia



Em paralelo ao Goyazes Festival de Fotografia, que segue com exposições na Vila Cultural Cora Coralina até o próximo dia 12 de outubro, a WA Imagem inicia, nesta sexta-feira (29), o Fotocine, um novo projeto voltado para o pensar crítico e analítico em torno do fazer fotográfico. Fotocine é um ciclo de palestras e workshops gratuitos sobre as relações entre a fotografia e o cinema, entre a imagem fixa e a imagem em movimento. Ministrados por cineastas, diretores e professores de cinema, o Fotocine tem o objetivo de abrir o diálogo entre profissionais da fotografia, cinema, audiovisual, artes e comunicação em geral.

Ao todo, cinco ciclos de atividades estão programados para ocorrer entre os dias 29 de setembro e 14 de outubro, também na Vila Cultural Cora Coralina. Todos os workshops e palestras serão ministrados por figuras reconhecidas no circuito goiano da fotografia, como Jarleo Barbosa, Ana Rita Vidica, Fabrício Cordeiro e Rodrigo Cássio.

Primeiro ciclo


O primeiro ciclo, "Filme-ensaio e fotografia: passagens", será coordenado por Rafael de Almeida, realizador e pesquisador de cinema e audiovisual, entre os dias 29 e 30 de setembro. O curso parte da compreensão de que o cinema pode, em alguma medida, se apropriar de todas as coisas que são postas diante da câmera.

"Partimos do pressuposto de que a presença da foto na tela de cinema propicia ao espectador se desvencilhar, ao menos em parte, do fluxo narrativo e que, assim, ele possa pensar no cinema por meio da distância e suspensão que a fotografia fixa gera na relação que temos com o filme. Dessa maneira, consideramos que a fotografia poderia ser percebida como indício visual de um convite ao espectador para exercitar o pensamento e a reflexão dentro do cinema", explica Rafael.

Tendo esse panorama em vista, pontua, a proposta é refletir sobre as passagens entre o filme-ensaio e a fotografia, percebida como esse elemento estético, com uma força disruptiva intrínseca que nos desloca de um lugar de espectatorialidade confortável, assinalando a dupla mediação à qual estamos submetidos.

Rafael de Almeida


Rafael de Almeida é professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, com Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás – UFG, dirigiu alguns filmes de curta-metragem, entre os quais: “Para não esquecer”, “Carrossel”, “A saudade é um filme sem fim” e “Impej”. Seus interesses artísticos e científicos estão centrados hoje nos diálogos entre o cinema documentário, o filme-ensaio e o filme de família.

Participação


Todas as atividades do Fotocine são gratuitas. Cada palestra e workshop oferece um total de 60 vagas. Os interessados em participar têm de garantir sua inscrição por meio do site www.fotocine.art.br ou presencialmente, preenchendo uma ficha cadastral.

O Fotocine é realizado pela WA Imagem, com o apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Goiânia, da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e da Vila Cultural Cora Coralina.

Programação completa


Filme-ensaio e fotografia: passagens
Com Rafael de Almeida

-palestra: 29/09 – 19h30
-workshop: 30/09 – 9h

A construção visual da cena: da fotografias ao cinema
Com Rodrigo Cássio

-palestra: 06/10 – 19h30
-workshop: 07/10 – 9h

Trânsitos entre fotografia e cinema: a partir das relações entre produção e recepção de obras artísticas
Com Ana Rita Vidica

-palestra: 11/10 – 19h30
-workshop: 12/10 – 9h

A imagem fotográfica no cinema
Com Fabrício Cordeiro

-palestra: 12/10 – 19h30
-workshop: 13/10 – 9h

O diretor de cena: o fotografo do tempo
Com Jarleo Barbosa

-palestra: 13/10 – 19h30
-workshop: 14/10 – 9h

SERVIÇO


FOTOCINE - Ciclo de Workshops e Palestras
Datas: 29 e 30 de setembro (sexta e sábado)
Tema: Filme-ensaio e fotografia: passagens, com Rafael de Almeida
Palestra: 29/09 – 19h30
Workshop: 30/09 – 9h
Entrada gratuita
Inscrições: www.fotocine.art.br ou presencialmente

    Você sabia que o OqueRola está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.