Começa hoje (13) em Goiânia o "Lanterna Mágica" Festival Internacional de Animação

De hoje (13 de junho) a domingo, dia 18, Goiânia recebe o Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação com mostras competitivas e não competitivas, oficinas, palestras e debates. O evento acontece no Espaço Sonhus, do Lyceu de Goiânia e todas as atividades são gratuitas.

Hoje, 20 horas, será a abertura do festival, que ocorre em conjunto com o 4º Cinema na Calçada, projeto que ocupa espaços públicos da capital com mostras de filmes. Uma sessão especial de curtas e uma feirinha em parceria com o Casulo Moda Coletiva marcam a noite de estreia. Tuk Pub da cerveja Colombina, banquinha da Hocus Pocus, comidinhas e mais algumas surpresas esperam pelo público no local.

Programação
Foram mais de 350 animações inscritas, entre produções brasileiras de diversos estados e de países como Suíça, Alemanha, Grécia, França, Polônia, Argentina, México e Colômbia. As mostras competitivas estão divididas entre nacionais e internacionais; competem nessa categoria apenas curtas-metragens.

A curadoria da Mostra Nacional de Curtas foi feita por Ricardo de Podestá, diretor, roteirista, animador e diretor de criação. Ludielma Laurentino é montadora, roteirista, diretora e sócia da produtora Panaceia Filmes e a curadora da Mostra Internacional de Curtas.

A mostra não-competitiva do Lanterna Mágica conta com longas-metragens de diversos países, que serão exibidos em sessões ao longo da programação. A Sesta Cultural é uma mostra voltada para os alunos do Colégio Lyceu. Já a Mostra Especial: História da Animação em Goiás homenageia realizadores goianos ao longo de sua trajetória e, após a sessão de sábado, haverá o debate O Mercado de Animação em Goiás para aprofundar a discussão de como o Estado se projeta no mercado nacional e internacional.

Além das exibições
Entre os objetivos do festival está o de promover debates e encontros que contribuam diretamente na formação e na valorização do mercado de animação nacional, projetando-o internacionalmente.  Um estudo de caso sobre o processo de criação e produção do longa O Menino e o Mundo, com o diretor Alê Abreu e Priscilla Kellen, será no domingo.

Rosana Urbes ministra a palestra Processos de Realização de um Filme de Animação na quinta-feira, dia 15, quando também terá a Oficina Storyboard.


Acompanhe: www.lanternamagicafestival.com.

No hay texto alternativo automático disponible.

Mais informações: (62) 3201-3004

Com informacoes do site Goias Agora:
Lyceu de Goiânia recebe Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação

    Você sabia que o OqueRola está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.