Diretores e fotógrafos colocam fotografia e cinema em discussão na Vila Cultural Cora Coralina

Esta semana é a vez da segunda rodada de palestras e workshops do Fotocine, que até meados de outubro estará propondo um circuito gratuito de discussões acerca das relações entre a fotografia e o cinema, entre a imagem fixa e a imagem em movimento, na Vila Cultural Cora Coralina. O ministrante da vez é Rodrigo Cássio, doutor em estética e filosofia da arte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor e pesquisador da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Sexta e sábado ele irá debater sobre “A Construção Visual da Cena: da Fotografia ao Cinema”.

O Fotocine é um projeto da WA Imagem, que também está em cartaz na Vila Cultural com as exposições fotográficas Retumbante Natureza Humanizada, de Luiz Braga, Visões de Um Poema Sujo, de Márcio Vasconcelos, e Devotos e Bandeiras, do coletivo goiano de fotografia Olhares do Cerrado, todas como parte da programação da 1ª edição do Goyazes Festival de Fotografia, aberto na casa no mês passado.

A proposta do circuito é abrir o diálogo entre profissionais da fotografia, cinema, audiovisual, artes e comunicação em geral, como cineastas, diretores e professores de cinema, com o público interessado no tema acerca de discussões sobre um novo projeto voltado para o pensar crítico e analítico em torno do fazer fotográfico.

Segundo ciclo


Na palestra e workshop sobre “A Construção Visual da Cena: da Fotografia ao Cinema”, Rodrigo Cássio pretende trabalhar com o conceito de mise en scène a partir da história da representação pictórica na fotografia e no cinema.

O curso vai revisitar as discussões suscitadas pela análise da mise en scène, estabelecendo elos entre a fotografia e o cinema, isto é, entre a imagem fixa e a imagem em movimento usadas com a finalidade de representar cenas. Esse itinerário vai oportunizar o acesso a uma série de discussões que perpassam as definições de cinema clássico e cinema moderno, bem como a compreensão da fotografia como um tipo de instrumento representacional que articulou os recursos da mise en scène para cumprir uma função mimética que, para muitos, é inerente à sua natureza artística.

Este é o segundo de cinco ciclos de atividades programadas para ocorrer na Vila Cultural Cora Coralina até o dia 14 de outubro. Todos os workshops e palestras serão ministrados por figuras reconhecidas no circuito goiano da fotografia, como Jarleo Barbosa, Ana Rita Vidica, Fabrício Cordeiro e Rafael de Almeida.

Participação


Todas as atividades do Fotocine são gratuitas. Cada palestra e workshop oferece um total de 60 vagas. Os interessados em participar têm de garantir sua inscrição por meio do site www.fotocine.art.br ou presencialmente, preenchendo uma ficha cadastral.

O Fotocine é realizado pela WA Imagem, com o apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Goiânia, da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e da Vila Cultural Cora Coralina.

Programação completa


A construção visual da cena: da fotografias ao cinema
Com Rodrigo Cássio

-palestra: 06/10 – 19h30
-workshop: 07/10 – 9h

Trânsitos entre fotografia e cinema: a partir das relações entre produção e recepção de obras artísticas
Com Ana Rita Vidica

-palestra: 11/10 – 19h30
-workshop: 12/10 – 9h

A imagem fotográfica no cinema
Com Fabrício Cordeiro

-palestra: 12/10 – 19h30
-workshop: 13/10 – 9h

O diretor de cena: o fotografo do tempo
Com Jarleo Barbosa

-palestra: 13/10 – 19h30
-workshop: 14/10 – 9h

SERVIÇO
FOTOCINE - Ciclo de Workshops e Palestras
Datas: 06 e 07 de outubro (sexta e sábado)
Tema: A Construção Visual da Cena: da Fotografia ao Cinema, com Rodrigo Cássio
Palestra: 06/10 – 19h30
Workshop: 07/10 – 9h
Entrada gratuita
Inscrições: www.fotocine.art.br ou presencialmente

    Você sabia que o OqueRola está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.