Fotocine movimenta Vila Cultural Cora Coralina neste feriado

Ana Rita Vidica, Fabrício Cordeiro e Jarleo Barbosa dão início, nesta quarta-feira (11), à reta final do circuito de atividades propostas pelo Fotocine. A iniciar por Ana Rita, cada um dos três levará à Vila Cultural Cora Coralina um ciclo de palestras e workshops acerca das relações entre cinema e fotografia. A participação é gratuita e aberta ao público em geral, que pode se inscrever presencialmente ou por meio do site fotocine.com.br.

Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com doutorado-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris, e mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da UFG, Ana Rita Vidica é a convidada da terceira rodada de atividades do Fotocine.

Ela, que é professora do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da UFG e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI) da instituição, inicia o terceiro ciclo de palestras e workshops sobre cinema e fotografia tratando do temaTrânsitos entre Fotografia e Cinema: a partir das relações entre produção e recepção de obras artísticas”, nos dias 11 e 12.

Sua proposta é realizar uma reflexão sobre a mistura de linguagens entre fotografia e cinema através da discussão de autoria proposta por Foucault (2006) a fim de pensar os borramentos entre artista e receptor na concepção de obras da arte contemporânea.

Quarto ciclo


Logo em seguida, no dia 12, quinta-feira, é a vez do crítico de cinema Fabrício Cordeiro, que levará aos participantes discussões acerca da “Imagem Fotográfica no Cinema”. No minicurso, o também curador trabalhará com o uso criativo da fotografia na elaboração da linguagem cinematográfica. A partir de textos seminais como Ontologia da imagem fotográfica, de André Bazin, e cotejos com a transição da pintura para a imagem cinematográfica, serão trabalhadas distinções e semelhanças entre a linguagem da fotografia e a linguagem do cinema, explorando conceitos e reflexões acerca de suas especificidades.

Graduado em Letras e mestre em Comunicação, Mídia e Cultura, ambos pela UFG, onde já atuou como curador e debatedor de diversas mostras do Cine UFG, Fabrício é integrante da equipe de curadoria da Goiânia Mostra Curtas nas edições desde 2013. O palestrante é também um dos idealizadores e coordenadores do Cineclube Culturama, realizado no Espaço Culturama, galeria onde também ministra cursos de cinema. No campo da pesquisa, tem como ênfase os cinemas moderno e contemporâneo.

Quinto ciclo


Por último, no dia 13, sexta-feira, o diretor e roteirista Jarleo Barbosa assume a última rodada do Fotocine, que termina no dia 14. Em sua palestra e workshop ele irá tratará da temática “O diretor de cena: O fotógrafo do tempo”, em que irá traçar um paralelo entre os processos criativos que envolvem a composição do quadro fotográfico e a criação do quadro cinematográfico.

Em 2011, Jarleo escreveu e dirigiu seu primeiro curta-metragem, “Julie, Agosto, Setembro”, que percorreu mais de 50 festivais do Brasil e do mundo, como o Festival de Gramado, Cine Ceara?, Festival Internacional do Rio e o Festival de Filmes Latino-americanos de Flandes, na Be?lgica, e recebeu 20 pre?mios. Em 2013, dirigiu a 1ª temporada do programa Arquitetura Verde, exibido para todo o pai?s no canal +Globosat, sendo finalista do pre?mio da revista Monet! de melhor programa da variedade da TV fechada.

Fotocine


A proposta do Fotocine é abrir o diálogo entre profissionais da fotografia, cinema, audiovisual, artes e comunicação em geral, como cineastas, diretores e professores de cinema, com o público interessado no tema acerca de discussões sobre um novo projeto voltado para o pensar crítico e analítico em torno do fazer fotográfico.

Iniciadas no dia 29 de setembro, as atividades ocorrem na Vila Cultural Cora Coralina até o dia 14 de outubro. Todos os workshops e palestras serão ministrados por figuras reconhecidas no circuito goiano da fotografia, como Jarleo Barbosa, Rodrigo Cássio, Fabrício Cordeiro e Rafael de Almeida.

Participação


Todas as atividades do Fotocine são gratuitas. Cada palestra e workshop oferece um total de 60 vagas. Os interessados em participar têm de garantir sua inscrição por meio do site www.fotocine.art.br ou presencialmente, preenchendo uma ficha cadastral.

O Fotocine é realizado pela WA Imagem, com o apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Goiânia e da Vila Cultural Cora Coralina.

Programação


Trânsitos entre fotografia e cinema: a partir das relações entre produção e recepção de obras artísticas
Com Ana Rita Vidica

-palestra: 11/10 – 19h30
-workshop: 12/10 – 9h

A imagem fotográfica no cinema
Com Fabrício Cordeiro

-palestra: 12/10 – 19h30
-workshop: 13/10 – 9h

O diretor de cena: o fotografo do tempo
Com Jarleo Barbosa

-palestra: 13/10 – 19h30
-workshop: 14/10 – 9h
Inscrições: www.fotocine.art.br ou presencialmente

    Você sabia que o OqueRola está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.