Não sei o que está acontecendo com meu gato

Sou neófito na relação com felinos. O primeiro gato que tenho na vida é o Mingau, que está em casa há cerca de um ano, eu acho, quando o adotamos.

Tem uns dois ou três dias que ele anda meio borocoxô. Não fica mais se esfregando pelas nossas pernas, não brinca mais com seu melhor amigo (o nosso cachorro Lucky), não provoca mais minha filha caçula para sair correndo pelo quintal, fica quietinho em cantos da casa que não frequentava.

Ele parece triste. Essa seria a descrição mais simplória.

Preciso pedir ajuda ao amigo leitor que entende de gatos: que diabos está acontecendo com o Mingau?

Minha primeira suspeita foi a de que ele teria se envolvido em alguma briga de rua e estaria meio debilitado. Demos uma geral no bichano e não encontramos nenhum machucado aparente. Apalpamos seu corpo e ele não reclamou. Imagino que não esteja dolorido. Só está imundo, uma sujeira de terra vermelha.

Mas isso é facilmente explicável. Um dos cantos da casa que ele não frequentava e agora fica a postos por lá é perto do muro, onde não tem grama e a terra seca dessa época do ano sobe com o vento. Nada mais natural ele estar sujo de terra se fica deitado por lá.

Depois pensamos na hipótese do frio. Tentamos colocar uma roupinha nele e fomos mais unhados do que se estivéssemos lutado contra o Wolverine. Ele arrepiou a coluna e se indignou com veemência contra a vestimenta. Respeitamos sua vontade.

Temos um barracão cheio de tranqueiras no fundo da casa que vive fechado. Ferramentas de jardinagem, bicicleta velha, pilha de jornal antigo, restos de materiais de construção… Somente um basculante fica aberto no cômodo habitado por ratos, morcegos e outros bichos escrotos. Tem dois dias que o vejo saindo pela manhã desse quartinho, se esquivando entre as ferragens da pequena janelinha. Teria isso alguma relação com seu comportamento não usual?

Não sei se o que eu digo aqui é suficiente para um diagnóstico. Mas imagino que quem tenha convivência de mais tempo e com mais gatos saiba melhor o que possa estar se passando. Ao menos o palpite será mais qualificado.

Repito a pergunta e agradeceria profundamente quem puder me responder com algum conhecimento de causa: que diabos está acontecendo com o Mingau?

    Você sabia que o OqueRola está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.