Rodrigo Lagoa entrevista: Clann, destaque da cena goiana.

Formado por Mahatma, Pedrin, Ópio e Kazan, o grupo de rap goiano CLANN lançou na última segunda-feira (4) o clipe de “Difícil Admitir”, primeiro single do álbum “O Plano em Prática”, com lançamento previsto para esse segundo semestre de 2016. O clipe é mais uma das excelentes produções audiovisuais com a assinatura da CenaMeiaDois, uma das principais produtoras da cidade e que vem fazendo um trabalho incrível no cenário do rap local.

Confira abaixo o clipe e uma entrevista exclusiva com o grupo.

https://www.youtube.com/watch?v=rgALyrVBtgU

1) Em 2016 o grupo vem trabalhando pesado para colocar "O Plano em Prática" nas ruas. Fale um pouco sobre esse momento.
No momento acabamos de colocar o novo clipe na rua e trabalharemos durante algumas semanas na divulgação desse material. O álbum já está tomando forma e tem quase todas as suas músicas gravadas.

Estamos atravessando um momento bom para o grupo, estamos curtindo a recepção dos trampos que saem no nosso canal, fechando parcerias interessantes, tanto para o grupo quanto para a cena local, se preparando para grandes momentos que ocorrerão ainda esse ano e assim seguimos trabalhando!

O último trabalho lançado havia sido a nossa primeira EP, ainda de forma amadora, com uma qualidade inferior à que gostaríamos, porém era o que estava ao nosso alcance. Agora estamos em outra fase, e o nosso trabalho já vem sendo feito com uma qualidade a nível dos grandes e podemos adiantar que serão 12 faixas pesadas, com participações de peso e que irão somar bastante! As produções ficaram por conta de profissionais que acreditam no nosso trabalho e optamos por trabalhar com quem está próximo a nós, maioria dos beats são do M2K e temos também GranatoBeats, Yanz e Higashi.

2) Sem citar nomes, fale um pouco sobre as participações escolhidas para o álbum.
Como esse é o nosso primeiro álbum oficial, optamos por colocar poucas participações. Trabalhamos apenas participações de peso, sem recorrer a algo que já acontecia dentro da cena. As participações fluíram de uma forma legal e super rápida, dinâmicas.

A primeira participação do Disco é simplesmente um dos nomes mais pesados do Nordeste, uma referência para o grupo. A segunda participação com certeza é a mais exótica que fizemos, descemos pro Ragga e tentamos fazer algo com a nossa cara, essa participação é a rainha desse movimento. E apostamos em uma participação da cidade, próximo a nós e fechamento certo, pesado demais no R&B!

3) Qual a importância de lançar clipes bem produzidos, principalmente antecedendo o lançamento do álbum?
É engraçado a repercussão que os trampos bem produzidos trazem para um trabalho, na intenção de atrair público para apreciar o álbum quando sair. Decidimos apostar em 3 clipes antes do lançamento do álbum, com uma qualidade no nível que a CenaMeiaDois junto com a A Produtora Vídeo consegue nos oferecer. Os trabalho bem produzidos deixam o corre profissional, atraem público além do underground, te abre portas e nos fazem correr de igual pra igual com os principais do cenário nacional.

4) Fale um pouco sobre "Difícil Admitir".
Essa música foi escrita há alguns meses atrás e optamos por mudar um pouco a construção dela, onde apenas dois Mc's aparecem rimando e um no refrão, diferentemente do que o grupo apresentava em músicas já lançadas. Ainda contamos com a participação da talentosa Jordana Luz, que ficou super interessada com o convite e deixou o trampo ainda mais bonito!

A faixa foi gravada, masterizada e mixada por M2K no estúdio dois da Casa de Música Goiânia e o beat é do nosso parceiro de corre de São Paulo, GranatoBeats! Optamos então trabalhar um audiovisual da música, abordando uma metáfora intercalando modelos de cores e raças diferentes, traduzindo de forma simplória que indiferente de cor, raça ou classe social a mulher tem a liberdade de ser e agir como quiser.

Em algum momento achamos que não conseguiríamos produzir o clipe, por momentos difíceis passados pela CenaMeiaDois, mas graças ao fechamento com um irmão da A Produtora Vídeos, todo este trabalho foi possível.

5) Quais os planos para o segundo semestre?
No segundo semestre estaremos em vários eventos, já temos 3 shows fechados para depois do mês de julho e logo mais soltaremos informações nas nossas redes sociais. Mas garantimos que vai valer a pena esperar! Além disso, lançaremos mais alguns clipes no decorrer do ano, colocaremos o álbum nas ruas e soltaremos ainda mais alguns singles!

Inclusive, este sábado dia 09/07 estaremos no Martin Cererê no evento ‘Julindie’ da Fósforo Cultural, junto com outros pesos do rap goiano como Faroeste, PRVN, Fora do Habitat e Naipe Vagabundo.

6) Se vocês pudessem dar um conselho para quem está começando agora, qual seria?
O conselho que podemos dar é, viva o momento que seu trabalho pede, se entregue. Particularmente viemos das ruas, envolvidos desde cedo com pixação, graffite e etc, então na nossa visão, conheçam a rua, aposte nos eventos undergrounds, espalhem o som pelo boca-a-boca e a partir daí, aposte em sempre deixar seu trabalho mais profissional, e quando falamos disso estamos nos referindo a estudar muito, se doar, poupar alguns rolês, investir no trabalho!

7) Pra finalizar, como vocês analisam a cena atual do rap em Goiânia?
Achamos a cena goiana linda, apesar dos pesares, somos fã. Estamos numa época boa, de vários lançamentos de grupos de todas as regiões. Acho que cada vez mais os grupos estão trabalhando em um nível melhor, se preocupando com audiovisual, lyric vídeos, clipes e isto é bom pra caramba.

Apostamos em uma época em que lotaremos boates, festivais, entre outros eventos mas para isso é necessária também um investimento e uma profissionalização dos grupos. 90% dos grupos goianos ainda não tem DJ, que é a peça fundamental para o trabalho e não se preocupam em desenvolver as suas apresentações. Acreditamos na união e respeito do grupo, se cada um ajudar, se motivar, se elogiar e se divulgar o trabalho dos outros, temos muito para igualar as outras cenas nacionais!

Siga o Clann nas redes sociais:
Face: https://www.facebook.com/oclann
Insta: http://instagram.com/_clann
Soundcloud: https://soundcloud.com/oclann

    Você sabia que o OqueRola está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.