Rodrigo Lagoa: Produção Audiovisual: Goiânia na Cena!

“Take 1, gravando!”.  A produção audiovisual até poucos anos atrás, devido ao seu alto custo, era um material que somente os grandes artistas com contratos com produtoras e cachês robustos tinham acesso. Hoje essa ferramenta está bem mais acessível e se tornou fundamental para os artistas independentes.

O atual perfil do consumidor de música digital está bastante exigente e isso tem se tornado um grande desafio para os artistas na hora de lançar um novo trabalho na internet. Os números alcançados por um trabalho sem uma produção audiovisual estão cada vez mais decepcionantes e bem inferiores ao de um lançamento que se preocupa em agregar valores construindo uma identidade visual, seja ela através de um Lyric Vídeo, Web Vídeo ou de um Clipe.
cenameiadoisEm Goiânia esse mercado audiovisual está em constante crescimento e vem chamando atenção até mesmo de grupos de fora da cidade. Recentemente o grupo de rap carioca ‘Start’ aproveitou a estadia na cidade para realizar a gravação de um novo clipe, patrocinado por uma marca local e que contou com a participação de modelos goianas. O mesmo aconteceu com o grupo Tribo da Periferia, que teve a noite goiana como cenário de um de seus últimos trabalhos. Esse crescimento também pode ser notado através da grande quantidade de clipes de artistas locais lançados nos últimos meses.

Entre as produtoras goianas, destaco três que vem atuando no cenário do RAP: CenaMeiaDois, GynFilms e Studio Siriguela. As duas primeiras contam com uma pequena estrutura, mas isso não as impedem de atender com perfeição os artistas locais, oferecendo um trabalho com preço acessível e o resultado final é digno de elogios. Já o Studio Siriguela conta com uma das maiores estruturas do país e vem colocando o seu nome em destaque no cenário nacional através de uma parceria feita com a Baguá Records.
aramacaoMas nem todos os artistas independentes conseguem verbas para produzirem um clipe e encontram nos web-vídeos uma solução barata e caseira. Para isso, basta uma câmera com uma boa resolução de imagem e principalmente criatividade. Em Goiânia eu destaco o trabalho do projeto ‘Ara Macao’, que conseguiu fazer com que os web-vídeos produzidos ficassem tão bons quanto as músicas. Vale a pena acessar o canal do projeto no youtube e conferir “Up Is Down” e também “The Wave”, este último é um Lyric Vídeo, outra forma bastante utilizada pelos artistas para chamarem atenção na hora do lançamento de um novo trabalho.

Em Goiânia ainda existe uma grande dificuldade em encontrar profissionais qualificados que trabalhem com a produção de Lyric Vídeos. Um dos que vem se destacando no cenário do rap nacional é o paulistano Pedro Camargo, um dos donos do canal OL´DARTH BÁSTARDE (ODB), que atua na cena hip hop com sátiras e programas como, “Salve Gravado”, “Tudo Clone” e “Salve Hater”.
pedrocamargoSe em último caso, a única alternativa seja lançar o seu trabalho apenas com uma imagem estática, procure ao menos trabalhar essa imagem, dando uma identidade visual legal para o seu trabalho. Lembre-se, a apresentação do seu produto é um dos fatores mais importante para se obter o sucesso esperado.

    Você sabia que o OqueRola está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.