Vitrola, Rabeca e Viola movimentam primeiro dia de festival em Goiânia

No clima dos tradicionais bailes de forró, a Prosa Sonora 2017 começa no próximo sábado (23), às 20h, no Teatro Sesi com entrada gratuita. Na abertura, a série musical apresenta o coletivo de violeiros goianos do Encontro Violado; o pernambucano Maciel Salú com seu último disco “Baile de Rabeca” e o DJ e pesquisador da música regional brasileira Cacai Nunes, com o projeto Forró de Vitrola. Não é necessário retirar os ingressos antecipadamente e, além dos shows dentro do teatro, haverá uma estrutura externa com bar, food trucks, telão e uma lona de circo que vai abrigar o DJ da noite.

Mestre do Maracatu Piaba de Ouro, de Olinda (PE), Maciel Salú é herdeiro de uma das famílias mais expressivas da cultura popular pernambucana e traz a Goiânia, pela primeira vez, seu projeto solo, iniciado em 2003. O último disco, “Baile de Rabeca”, foi lançado em 2016 e celebra ritmos como forró, samba, marchinha, coco e cúmbia, mas também dá espaço para celebração e devoção. O álbum foi produzido de forma independente, com a parceria dos fãs por meio de uma campanha de financiamento coletivo. Maciel Salú e sua companheira de vida e carreira, a Rabeca, prometem sacudir a poeira do Teatro Sesi no show marcado para as 21h.

Encontro Violado, que fará a abertura oficial às 20h, foi a atração mais votada pelo público entre quatro finalistas de um processo seletivo inédito feito este ano pela Prosa. Trata-se de um coletivo de violeiros vindos de outros grupos musicais como Cega Machado (Diego Lobo e Pedro Vaz), Sertão e Umbando (Olavo Telles), Chapéu di Paia (Billy), Erotori (Paula de Paula), Duo Goiás (Alexandre Nonato) e Cia Bambulengo (Rodrigo Gorgumã). A apresentação ocorre em formato de roda de viola, onde cada violeiro compartilha suas músicas, ora solo, ora em duplas, trios e com o grupo todo.

[video width="640" height="640" mp4="http://www.oquerola.com/wp-content/uploads/2017/09/21732165_124668958260844_8994589286594510848_n.mp4"][/video]

Kombi forrozeira


Depois dos dois shows dentro do teatro, o DJ, músico e pesquisador brasiliense Cacai Nunes fecha a noite com chave de ouro com seu projeto Forró de Vitrola, iniciado em 2006 e recém-chegado de turnê na Europa. Conhecido como “garimpeiro de sons”, Cacai apresenta seu set de dentro de uma Kombi 1973 devidamente customizada e equipada com toca-discos, sonorização e iluminação. No repertório, o forró pé de serra que começa nos anos 40 com Luiz Gonzaga e vai até os dias de hoje. Cacai se apresenta às 22h30 na estrutura externa montada no estacionamento do teatro com lona de circo, bar e food trucks.

A Prosa SonoraResultado de imagem para liniker fora temer


Em 2017, a Prosa Sonora chega à 3ª edição se consolidando no circuito goiano de festivais com programação gratuita focada na diversidade e riqueza da música popular brasileira. A proposta é abrir espaço na agenda de Goiânia para bandas que figuram fora do circuito comercial Brasil afora. Esse ano, a Prosa volta a surpreender na programação com atrações inéditas e gratuitas, além de promover encontros encantadoramente improváveis, como é o caso de um dos shows mais esperados que colocará lado a lado nada menos do que Bongar (PE) e Liniker (SP).

Serão 14 atrações que se dividirão em quatro apresentações no Teatro Sesi entre os dias 23 de setembro e 17 de novembro. Além do dueto entre o grupo pernambucano e o cantor paulista, a série musical vai contar com uma boa mistura de ritmos periféricos com a Bahia Bass do Àttøøxxá (BA); o resgate da sonoridade afro-brasileira do Terra Cabula (GO); o coco das meninas da Cocada Coral (GO); outro encontro promissor entre Berra Boi (PB), Alessandra Leão e Caçapa (PE), e ainda discotecagem com os DJs Gerson Deveras (DF) e Furmiga Dub (PB).

??? Olha a popa da bunda! ???

https://www.youtube.com/watch?v=GML2hqr-31s

Programação infantil


Uma das novidades de 2017 é uma sessão voltada exclusivamente para o público infantil, a Prosinha, no dia 12 de outubro, Dia das Crianças. Serão duas atrações que misturam circo, teatro e música. A comédia musical Circo sem Teto da Lona Furada dos Bufões da banda cearense Dona Zefinha retrata a luta pela sobrevivência de um circo mambembe nordestino e o grupo goiano Circo Bambulengo faz um espetáculo interativo em um cenário feito com elementos de bambu.

Serviço


3ª edição da Prosa Sonora
23 de setembro, 12 de outubro, 23 de outubro e 17 de novembro
Local: Teatro Sesi - Av. João Leite, 1013, Santa Genoveva
Entrada gratuita
Mais informações: http://prosasonora.com.br/

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:




 

23 de setembro
20h Encontro Violado (GO)
21h Maciel Salu (PE)
22h30 Forró de Vitrola com Cacai Nunes (DF)

12 de outubro
16h Circo Bambulengo (GO)
17h Circo sem Teto da Lona Furada dos Bufões – Dona Zefinha (CE)

23 de outubro
20h Cocada Coral (GO)
21h Bongar (PE) convida Liniker (SP)
22h30 Àttøøxxá (BA)

17 de novembro
20h Terra Cabula (GO)
21h Berra Boi (PB) convida Alessandra Leão e Caçapa (PE)
22h30 DJ Gerson Deveras (DF) convida Furmiga Dub (PB)

    Você sabia que o OqueRola está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.