5 canções dos Beatles que vão te ajudar a aprender inglês

Publicado em 15.06.2017


Feriado, fim de semana e você aí sem ter muito o que fazer? Que tal aproveitar para aprender inglês enquanto ouve a a banda que revolucionou a música no mundo? The Beatles, a banda britânica formada em Liverpool, em 1960, é a mais aclamada da história mundial da música popular e além de reunir canções maravilhosas, a banda  pode te ajudar a aprender inglês. É o programa perfeito para quem vai ficar em casa! Por isso, O QUE ROLA reuniu cinco canções para você aprender enquanto se diverte. Claro, aproveitamos para contar um pouco da história dessas canções, afinal nunca é demais falar de Beatles. Scream and shout! 

1) Yesterday (1965)

Era uma manhã de 1965, na rua 57 Wimpol Street, casa da família de Jane Asher, namorada de Paul McCartney e ele acordou com uma melodia na cabeça. Sentou diante do piano que havia perto da cama e começou a tocar. “Estava lá. Ela veio completa”, declarou o próprio Paul. Ainda não havia a letra, mas a melodia estava ali.

Só quase seis meses após conceber a canção, quando Paul tirou duas semanas de férias com Jane em Portugal, que a letra surgiu completa. Dois dias após voltar da viagem, Paul gravou a música em Abbey Road e apesar de John Lennon dizer que não gostaria de ter sido o autor da música, que não estaria bem resolvida segundo ele, o próprio Lennon disse que a música tinha uma “boa” letra.

Boa ou não, Yesterday é a música mais regravada da história, afirma o Guinness Book. Para aprender inglês essa canção ajuda a explorar o uso dos advérbios de tempo. Enjoy!

 

2) Yellow Submarine (1966)

LER  Beat and Shout toca Beatles hoje (19) na ROCK

Composta por Paul McCartney a canção está no álbum Revolver, de 1966, e também foi lançara como single. É uma das canções mais famosas da banda e é cantada pelo baterista Ringo Star. Com um refrão marcante, a música é repleta de efeitos sonoros e inspirou o desenho animado homônimo, lançado nos cinemas dois anos depois. Paul conta que fez a canção quando já estava pensando em algo para Ringo cantar. “(…) então eu concebi o vocal com pouca variação melódica e comecei a construir uma história, algo como um marinheiro veterano contando para os jovens sobre onde ele morava. Pelo que eu me recordo, a canção foi composta quase completamente por mim… Creio que John colaborou”, disse Paul em entrevista.

John confirmou sua colaboração em outra entrevista, dizendo que foi ele quem fez o verso cunhei “sky of blue and sea of green”. O que eu sei é que esta é uma canção maravilhosa e que podem ajudar muito a aprender adjetivos em inglês. Com um vocabulário simples, a música é ideal para quem está começando a estudar o idioma.

 

3) Lucy in the sky with diamonts (1967) 

Era uma tarde de 1967 quando Julian Lennon, filho de John Lennon com Cynthia Lennon, chegou da escola com um desenho e mostrou para o pai. Ele tinha apenas quatro anos e disse que o desenho mostra Lucy O’Donnell, sua colega de classe, e que ela estava em um céu de diamantes. O pai se encantou com o título dado pelo menino ao desenho: “Lucy no céu com diamantes” que começou a compor “Lucy in the Sky with Diamonds”. Apesar do nome formar a sigla LSD, John sempre negou que a música descrevesse uma viagem alucinógena.

LER  Beat and Shout toca Beatles hoje (19) na ROCK

Polêmicas à parte com essa canção maravilhosa podemos aprender sobre as conjunções e preposições. Aproveite a viagem e ouça quantas vezes achar necessário. Uma coisa é certa, é impossível enjoar!

4) Hello, Goodbye (1967)

Uma canção feita a partir de um jogo de palavras. Hello Goodbye foi lançada em novembro de 1967 e alcançou o topo das mais tocadas nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Noruega, além do 2º lugar na Austrália e na Suíça. A composição é apenas de Paul McCartney e aconteceu quando Alistair Taylor, assistente de Brian Epstein, perguntou a Paul como ele compunha. O beatle, então, levou Taylor à sua sala de jantar e disse para gritar o oposto de tudo que ele cantasse e foi desse jogo que surgiu a canção. Por ser um jogo de palavras simples, Hello, Goodbye é ótima para aprender inglês, principalmente para iniciantes.

5)Hey Jude (1968)

Essa é mais uma história envolvendo o pequeno Julian Lennon. Composta por Paul McCartney, em 1968, a canção que tem mais de sete minutos foi um dos singles mais vendidos dos Beatles. A canção foi escrita quando Paul foi visitar Julian Lennon e Cynthia Lennon, de quem John Lennon estava se divorciando e ele escreveu a música para ajudar Julian a superar a separação dos pais. John já havia se apaixonado por Yoko, com quem se casou em seguida.

Os Beatles então iniciaram as gravações de Hey Jude em 29 de julho de 1968 e logo na primeira sessão, que seria um ensaio, dedicaram tempo para aperfeiçoar os arranjos porque sabiam que a música seria sucesso. Só nesse dia eles gravaram seis takes. Para quem deseja aprender inglês, Hey Jude é uma boa forma de explorar as formas verbais, trabalhar o presente simples, imperativo e infinitivo dos verbos. Não sei vocês, mas meu coração derrete quando vejo esse vídeo. Aproveite!

E ai, gostou? Então, bom feriado e até a próxima!

Lillian Bento

Posts Relacionados

Lillian Bento
Lillian Bento

Últimos posts por Lillian Bento (exibir todos)



    COMENTÁRIOS