Dia Mundial do Doador de Sangue: saiba os benefícios de ser um doador

Publicado em 14.06.2017


Hoje, 14 de junho, é o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada para homenagear a todos os doadores e conscientizar quem ainda não é doador sobre a importância desse ato, que salva milhares de vidas.

É preciso pontuar que a comercialização de sangue é proibida pela Constituição Federal, pois entende-se que a doação deve ser feita de forma voluntária, anônima e altruísta, mas existem algumas normas que foram criadas para beneficiar o doador e estimular a prática.

De acordo com o Decreto-Lei nº  5.452, de 1º de maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho), está previsto que todo doador tem direito a um dia de folga a cada 12 meses trabalhados. Em Goiás, a Lei Estadual nº 12.121, 05 de outubro de 1993, oferece 5 estímulos especiais para aqueles que praticam a boa ação e estão devidamente identificados. Confira:

  1. Prioridade de atendimento à saúde, no que refere-se as consultas médicas e odontológicas em âmbito estadual, junto às unidades sanitárias, ambulatórias ou hospitalares, integradas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
  2. Prioridade na marcação de exames laboratoriais complementares, nas entidades de saúde integradas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
  3. Aquisição de meia-entrada em todos os locais em todos os locais públicos estaduais de cultura, esporte e lazer mantidas pelas entidades e pelos órgãos das Administrações Diretas e Indiretas, bem como particulares em regime de concessão, permissão ou autorização.
  4. Incumbe às autoridades de saúde e de segurança pública, em caso de acidente com os doadores, prestar-lhes a devida assistência, e efetuar, de imediato, a comunicação do fato aos órgãos a que estiverem vinculadas.
  5.  Os doadores de sangue serão indenizados pela despesa de transporte decorrente de sua ida e volta ao Hemocentro, em importância equivalente a dois vales-transporte.

Recomendações para ser um doador

Para ser um doador é necessário estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50 quilos. Os candidatos devem ter entre 18 e 69 anos e portar docu­mento de identificação com foto, emitido por órgão ofi­cial e válido em todo o território nacional. Doadores com idade de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal ou apresentar o Termo de Consentimento Para Menores de 18 anos. Para quem já é doador frequente recomenda-se um intervalo de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens. Mulheres grávidas ou em período amamentação não podem doar sangue.

Um dia antes da doação é necessário dormir pelo menos 6 horas, não fumar qualquer tipo de substância química duas horas antes da doação, e não ingerir alimentos gordurosos e/ou bebidas alcoólicas. É importante ressaltar que o doador deve estar bem alimentado no dia da coleta do sangue. ( Informações do Goiás Agora)

Salvar vidas é extremamente gratificante, e com apenas uma doação é possível salvar até 4 vidas. O bem – estar e a satisfação de uma boa atitude como essa, supera qualquer coisa. Então, se animou para doar sangue? Se você tiver condições de fazê-lo, não perca essa chance!

 

 

Posts Relacionados

Maria Marta
Maria Marta

Últimos posts por Maria Marta (exibir todos)



    COMENTÁRIOS