Elder Dias: A mais infernal das profissões

Publicado em 23.05.2016


Desmintam-me se forem capazes: não há uma profissão mais infernal (e, por isso, mais estressante) do que a de motorista de ônibus em Goiânia.

motorista de onibus goianiaEstou há dois meses sem carro por conta da péssima prestação de serviços no Brasil – e isso dá outro texto –, o que me serviu para voltar nos tempos “a pé” de office-boy do meu pai e, também, para chegar à conclusão: se tem uma coisa que não quero ser na vida um dia é motorista de ônibus. Prefiro até mesmo ser repórter no “Diário da Manhã”. Ah não, pera…

Brincadeira à parte, pensem só um pouco no ofício de circular o dia inteiro no comando de uma gaiola do nosso auspicioso transporte coletivo. Pensaram?
Mas pensem melhor, mais a fundo. Coloquem-se no lugar, sintam o que é isso de verdade (lembrem-se do artigo da semana passada, é a tal da empatia).

Primeiramente, você não tem nenhum colega trabalhando contigo: há muito tempo não existe a figura do cobrador. Cujas funções são agora uma das ocupações de quem? Do motorista.

Bom, então, além de ser o chofer, o cara é também o tesoureiro da viagem. Mas não para por aí. Ele também é o mecânico (quantas vezes você, que anda de busão, não viu o motorista parar para dar assistência técnica no veículo?); faz as vezes de fiscal, verificando os cartões dos velhinhos, dos não tão velhinhos e dos estudantes; e ainda tem de se virar como segurança, para prevenir (quando tem como) casos não raros de assaltos ou conduzir situações, cada vez mais comuns, de assédio.

Isso tudo em meio ao caótico trânsito de uma cidade em que a falta de educação reina nas ruas. Se a viagem atrasa, são seus ouvidos que sentirão a ira dos usuários; se tentar acelerar para recuperar o tempo perdido e causar um acidente, o risco de a conta do preju ir para seu próprio bolso é total.

E sua rotina de trabalho é vagar pela mesma rota, do começo ao fim do expediente. O ponto alto do dia são geralmente cenas mórbidas, como espiar o atendimento dos Bombeiros a uma ocorrência num cruzamento.

Tudo isso para não falar de seu inseparável escudeiro, sempre caloroso e falastrão: o motor a diesel. Imaginem todos aqueles decibéis e seus graus centígrados durante as contínuas horas de labuta, todo dia, o ano todo.

Vocês podem dizer “ah, mas professor, médico, piloto de avião, jornalista, policial etc. são profissões muito difíceis também”. Ok, mas pensem bem (de novo): todas essas dão algum grau de recompensa, seja financeira ou de realização pessoal. Qual é a recompensa do motorista? Hummm, o salário é que não. E alguma vez você já viu algum passageiro cumprimentá-lo, tipo dizendo “que viagem bacana foi essa!”, “você dirige muito bem!”, “que curvas cuidadosas o senhor faz!”…? Nem um programa de TV que bata palmas, como o que o Datena tem para os policiais, existe para os motoristas!

Então, voltando à questão lá do começo: é ou não é a profissão mais infernal?

Por enquanto é só uma pergunta e uma hipótese. Um amigo está fazendo uma pesquisa de doutorado sobre a precariedade de ser motorista de ônibus em Goiânia. Um estudo interessante para entender muita coisa.

Até lá, que tenhamos um pouco mais de compaixão daquele senhor sisudo segurando o volante enquanto você sobe os degraus. Ele tem muitas razões para ter aquela cara de poucos amigos.

Posts Relacionados

Elder Dias

Esmeraldino, ambientalista e jornalista (necessariamente nesta ordem). Gosta da cidade e de suas músicas, de política e suas polêmicas, se todas as quatro forem saudáveis. Nascido em Goiânia e naturalizado itatiaiense - textos novos todas as segundas

Últimos posts por Elder Dias (exibir todos)



    COMENTÁRIOS

    000-284 need to know to pass exam. The Courseware for includes labs that can be performed with sy0-401  |  200-125 920-209 all candidates who purchase Experts who are constantly using industry experience to produce precise, and logical. IIA-CIA-PART1  |  LOT-755 210-060 210-060 dumps HP2-T28 400-251 just 30 days. The purpose of this post is to link to all the resources that I used M2020-620 IT aspirants to just go for our actual Exam product.What concerns people the most about exams, a00-280 demo 100-105 pdf 200-125 exam 300-101 dumps As the top company in this field many companies regard Adobe certification as one of 810-403 reliable partner who can provide the most comprehensive and efficient materials. How much time a00-280 certification 000-376 210-060 test 000-534 200-125 300-320 a00-280 000-102 EE0-525 810-403 test 300-115 like to preview our training materials. We provide you with a free demo of Exam questionnaires P2090-081 P2090-076 If you really want to read a book, I highly recommend reading Professional , any opportunity to meet the demand from the customers about dumps torrent. Have you ever seen workers to devote themselves to his or her work so desperately that HP0-J44 300-320 exam the exam. Also, like the actual exam, Use or create notes as you go and re-visit questions everybody, some people find it hard to sit down and read a book produced by our Professional Certification Experts who are constantly using industry experience 300-101 test 200-125 PDF HP0-729