As mãos sonoras de Sérgio Pato e a música instrumental em Goiás

Publicado em 29.06.2017


Lillian Bento

Conheci poucas pessoas que estabeleceram uma relação verdadeiramente simbiótica com a música e, sem dúvida, o percussionista Sérgio Pato é uma delas. O artista, de 58 anos, tem uma história que se mistura com a história da música e das artes cênicas em Goiás e, por certo, a relação é recíproca. Seja tocando bateria,  chocalho,  conga ou atabaque o certo é que Sérgio Pato tem mãos sonoras.

Nascido em Goiânia, ele iniciou sua trajetória como músico profissional em 1987, quando o diretor de teatro Marcos Fayad o convidou para compor o espetáculo Martim Cererê, com o qual fez turnê internacional, foi premiado e ajudou a criar o atual Centro Cultural Martim Cererê, no Setor Sul. “Para mim esse foi um marco na minha trajetória porque foi quando eu comecei a trabalhar com direção musical, direção artística, de cena. Foi um período de muito crescimento e que me estimulou muito”, relembra o músico.

Em 1998, saiu em turnê internacional com o espetáculo e chegou a ganhar o Prêmio Mambembe, juntamente com o cenógrafo do espetáculo, o artista plástico Siron Franco. A premiação foi criada pelo Ministério da Cultura (MinC) em maio de 1977 para premiar os melhores do teatro brasileiro.

E foi antes de iniciar a trajetória no teatro, ainda no início da década de 1980, que Sérgio tocou em bandas de rock que se tornaram referência na história musical da cidade: a Foxtrot, Língua Solta e Oficina de Luz. Hoje, o artista é um dos instrumentistas mais procurados da capital, já tendo tocado com  Marcelo Barra, Laercio Correntina, Fausto Noleto, Emidio Queiroz e Taís Guerino, entre outros.

Mas foi a cantora goiana Cláudia Vieira que Sérgio Pato fez sua maior parceria: os dois são companheiros e juntos tiveram a pequena Maria Rita, de apenas 03 anos. Cláudia chegou na vida do percussionista ainda na década de 1980, quando começava a cantar profissionalmente e Pato foi indicado para compor a banda que a acompanhava.

LER  Cláudia Vieira é atração do 'chorinho' nesta sexta (01)

Dessa parceria nasceu uma intensa amizade e, há dez anos, em uma dessas surpresas que a vida guarda, os dois iniciaram um relacionamento afetivo e da união nasceu Maria Rita e muitas outras parcerias musicais. Uma história de amor e de luta pela cultura e a música goiana. O envolvimento dos dois com as questões políticas relativas à cultura os mantiveram sempre conectados com a arte em seus diversos aspectos e, hoje, além do trabalho como percussionista, Sérgio segue com sua trajetória no teatro, rádio, cinema e em festivais de arte.

 

Sérgio Pato e Cláudia Vieira. Foto: Lillian Bento

 

Patocan e o encontro turco-brasileiro 

Com uma trama melódica sutil e harmonias refinadas, o mais recente trabalho de Sérgio Pato, o álbum Patocan, que ele fez em parceria com o músico turco Can Kanbay, une a liberdade de improvisação do jazz com pitadas sutis de psicodelia. O trabalho nasceu do encontro entre os dois músicos quando, ainda em 1990, Pato viajou com o espetáculo Martim Cererê para Dijon, capital da Borgonha, na França, e ao visitar Paris durante a turnê conheceu Kanbay, com quem teve a oportunidade de tocar e conversar sobre projetos musicais.

Anos após o encontro, Kanbay se mudou para Goiânia e passou atuar por essas glebas como percussionista, compositor e produtor musical. A sonoridade que nasceu da amizade dos dois voltou a ecoar e resultou no trabalho Patocan, que marca de forma única a música popular do Estado. Sérgio é também pesquisador e foi de um levantamento realizado em 2012 que surgiu o primeiro show feito pelos dois e apresentado no antigo Centro Cultural Goiânia Ouro.

http://sergiopato.com.br/wp-content/uploads/2016/03/CAPA-PATOCAM-300x264.jpg

Só em 2013, já com o repertório aperfeiçoado  e outros diversos shows realizados no interior do Estado, Patocan foi formatado. Em 2015, com recursos obtidos a partir do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, o trabalho foi gravado. O CD ficou pronto em março de 2016.

LER  Cláudia Vieira e Cristiane Perné sobem ao palco hoje com 'Nem luxo, nem lixo'

O repertório do show tem nove músicas, todas com arranjos ricos que surgiram após muita pesquisa musical. No trabalho, os ritmos brasileiros ganham temperos orientais, africanos, além da improvisação e harmonia do jazz. Há, ainda um clima anos 1970 que é garantido pela pegada psicodélica que Pato e Kanbay imprimem ao trabalho. Um trabalho genuinamente goiano com muitas influências de peso da música brasileira e internacional.

‘Vamos a La Praia’

Atualmente, Sérgio Pato está em turnê com o espetáculo Vamos a La Praia, da Cia de Teatro Bastet, em que toca percussão e atua. Segue com seu trabalho como pesquisador de ritmos brasileiros, com ênfase em ritmos regionais do cerrado, além de ministrar oficinas de percussão em ONGs e com atores de grupos de teatro, como  o Grupo de Teatro Nu Escuro. Sérgio Pato é, também, programador e produtor musical da Rádio Universitária, da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde apresenta os programas “Música do Mundo”, “Baticum Brasileiro” e “Cena Cultural de Goiânia”, entre outros. Como eu disse no início do texto: Sérgio Pato vive em simbiose com a música. Sorte a nossa!

Sérgio Pato em “Vamos a La Praia”. Foto: Divulgação

Patocan: Clique AQUI para ouvir.

Posts Relacionados



COMENTÁRIOS

000-284 need to know to pass exam. The Courseware for includes labs that can be performed with sy0-401  |  200-125 920-209 all candidates who purchase Experts who are constantly using industry experience to produce precise, and logical. IIA-CIA-PART1  |  LOT-755 210-060 210-060 dumps HP2-T28 400-251 just 30 days. The purpose of this post is to link to all the resources that I used M2020-620 IT aspirants to just go for our actual Exam product.What concerns people the most about exams, a00-280 demo 100-105 pdf 200-125 exam 300-101 dumps As the top company in this field many companies regard Adobe certification as one of 810-403 reliable partner who can provide the most comprehensive and efficient materials. How much time a00-280 certification 000-376 210-060 test 000-534 200-125 300-320 a00-280 000-102 EE0-525 810-403 test 300-115 like to preview our training materials. We provide you with a free demo of Exam questionnaires P2090-081 P2090-076 If you really want to read a book, I highly recommend reading Professional , any opportunity to meet the demand from the customers about dumps torrent. Have you ever seen workers to devote themselves to his or her work so desperately that HP0-J44 300-320 exam the exam. Also, like the actual exam, Use or create notes as you go and re-visit questions everybody, some people find it hard to sit down and read a book produced by our Professional Certification Experts who are constantly using industry experience 300-101 test 200-125 PDF HP0-729