Prepare-se: a patrulha ainda vai pegar você

Publicado em 12.09.2017


A esquerda ficou toda ofendida com o constrangedor recuo por parte do Santander Cultural gaúcho que cancelou a exposição Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira. A indignação do campo progressista é mais que válida, já deixo claro.

É inaceitável a censura de qualquer manifestação artística. Qualquer uma. A liberdade de expressão é o bem maior de toda sociedade que se almeja democrática. Devemos preservar esse instituto com unhas e dentes.

E liberdade de expressão é para aquilo que você odeia. O que lhe incomoda. O que lhe fere. O que lhe causa asco. O que lhe agride.

O discurso que lhe é um soco no estômago é que deve ser ferozmente defendido. Afinal, ficar a favor da propagação da ideia com a qual você compactua é moleza, né?

O problema é que o mesmo campo progressista que achou absurda a patrulha encampada pelo MBL, não se furtaria a fazer igual caso o discurso proferido fosse ofensivo a princípios que lhe são caros.

São fartos os casos em que o mesmo tipo de militante que se mostra defensor dos artistas no Santander Cultural transbordou histeria contra o que lhe ofende. O comportamento é o mesmo dos direitistas gaúchos e que ganhou as redes sociais, só muda o foco.

Vamos aos exemplos.

O movimento negro se rebelou contra o blackface (quando atores brancos pintam o rosto com tinta preta para interpretar negros, o que é considerado uma prática racista) na peça A Mulher do Trem do grupo Fofos Encenam. O Itaú Cultural paulistano cancelou uma apresentação dos artistas e o grupo mudou sua representação. O nome disso é censura.

Gostaria de ver a reação do movimento feminista a canções como Estupro com Carinho dos Cascavelletes

ou Naquela Noite de Rogério Skylab

Certamente não seria zelosa da liberdade de expressão.

Liberdade de expressão não é só para sua galera, tenha clareza disso. É para todos. Caso haja crime contra a honra, discurso de ódio ou apologia, já existem tipos penais para punir quem infringiu a lei. Procure seu direito. Nunca impeça a ideia de circular.

As patrulhas, todas elas, chocam ovo de serpente supostamente na melhor das intenções. E vão ser picadas pelo que gerou. Simples assim.

Faça seu protesto, reclame aos quatro cantos do mundo, vá para o debate de ideias, faça seu texto lacrador, crie seu meme revoltadinho. Mas não impeça ninguém de falar, mostrar, produzir. Principalmente no campo artístico, onde romper fronteiras é essencial. Não existe moral na arte. Oscar Wilde teria dito ela não é moral e nem imoral, é amoral. Assino embaixo.

O problema é que as patrulhas, à direita e à esquerda, não pensam assim. Estão por aí com sua lupa, verificando discurso alheio para violentamente proibi-lo. Daqui para as fogueiras de livros e discos, é um pulo. Dali para queimar artistas vivos, outro.

No coração dos patrulheiros vive o espírito de Torquemada. São todos filhotes da Inquisição.

Se é essa sua ambição, vá fundo. Só não faça de forma escamoteada. Assuma posição de fiscal do alheio. Não fale que é para o bem das crianças. Não diga que é defesa das minorias. Não faça discurso floreado de boas intenções.

Você é um censor. E defendo seu direito de se posicionar em prol da censura. Lembre-se que liberdade de expressão é o meu bem maior. Mesmo que você esteja falando uma inacreditável estupidez. Mas tire a máscara, por favor. Por uma questão de honestidade

Posts Relacionados

Siga-me

Pablo Kossa

Jornalista, produtor cultural e mestre em comunicação pela UFG - textos novos terças e sextas
Siga-me

Últimos posts por Pablo Kossa (exibir todos)



    COMENTÁRIOS

    000-284 need to know to pass exam. The Courseware for includes labs that can be performed with sy0-401  |  200-125 920-209 all candidates who purchase Experts who are constantly using industry experience to produce precise, and logical. IIA-CIA-PART1  |  LOT-755 210-060 210-060 dumps HP2-T28 400-251 just 30 days. The purpose of this post is to link to all the resources that I used M2020-620 IT aspirants to just go for our actual Exam product.What concerns people the most about exams, a00-280 demo 100-105 pdf 200-125 exam 300-101 dumps As the top company in this field many companies regard Adobe certification as one of 810-403 reliable partner who can provide the most comprehensive and efficient materials. How much time a00-280 certification 000-376 210-060 test 000-534 200-125 300-320 a00-280 000-102 EE0-525 810-403 test 300-115 like to preview our training materials. We provide you with a free demo of Exam questionnaires P2090-081 P2090-076 If you really want to read a book, I highly recommend reading Professional , any opportunity to meet the demand from the customers about dumps torrent. Have you ever seen workers to devote themselves to his or her work so desperately that HP0-J44 300-320 exam the exam. Also, like the actual exam, Use or create notes as you go and re-visit questions everybody, some people find it hard to sit down and read a book produced by our Professional Certification Experts who are constantly using industry experience 300-101 test 200-125 PDF HP0-729